segunda-feira, 15 de novembro de 2010

EPISTEMOLOGIA CONVERGENTE

TEMA: ELABORAÇÃO DE QUATRO PROVAS PIAGETIANAS


EQUIPE: DANIELE ANDRADE; GABRIEL BOMFIM; GILVANIA PEREIRA; MARIA JOSE e TAIS FROES


PROVA: CONSERVAÇÃO DE COMPRIMENTO 

Material: dois fios flexíveis (barbantes, lã, correntinhas) de (10cm A e 15cm B)

Desenvolvimento; A criança é levada a contatar e a afirmar desigualdade dos fios sendo nomeado A e B
Podemos dizer que é igual a duas estradas, assim nesta estrada (A) agente tem que andar a mesma coisa que esta (B) ou tem que andar mais aqui (A)

1 – Transformação
O examinador deforma o fio A ate que as extremidades coincidam com o fio B.
Pergunta se há duas formiguinhas, uma em cada estrada, será que as duas vão andar a mesma coisa, o mesmo comprimento da estrada será o mesmo?

2 – Transformação
O examinador fará curvas no fio A, de modo que fique uma diferença entre uma das extremidades dos dois fios.
Cabe também fazer contra argumentação.

Procedimentos avaliativos
1 condutas não-conservativas (até aprox. 6 – 7 anos) nível 1
Em cada uma das transformações, o comprimento não é conservador. Na primeira os comprimentos são julgados iguais, e na segunda, o fio com curvas (B) é julgado menor

2 condutas intermediarias – nível 2
O julgamento da criança é correto na primeira transformação e incorreto na segunda. Posteriormente, a criança pode fazer o julgamento correto na segunda, mas as resposta são instáveis sendo modificada com a contra argumentação: não faz justificativa adequadas as respostas conservativas.

3 condutas conservativas(aproximadamente 7 anos) nível 3
A criança já é capaz de dar um ou vários argumentos (identidade, reversibilidade e compensação) mantendo o seu argumento a pesar da contra argumentação.

PROVA; CONSERVAÇÃO DE PEQUENOS CONJUNTOS

Material: vinte fichas do mesmo formato e tamanho sendo dez de cada cor (papelão ou plástico)
1- Situação – pedir que a criança escolha uma coleção de ficha.
Alinhar seis fichas.
Pede que a criança faça uma coleção equivalente numericamente
Registra o que foi feito.

2- Situação – o examinador espaça ou aproxima as fichas de sua coleção
Tem a mesma coisa... o mesmo numero, de minhas e sua... ou não? Onde tem mais?
Contra argumentação;
O examinador provocará uma reação da criança afirmando o contrario de sua resposta inicial
Para resposta conservativa; diz veja esta linha esta mais comprida terá mais ficha?
Para resposta não conservativa; você lembra que as duas fileiras tinham as mesmas quantidades. O que acha agora?

3- Situação - depois reúne todas as fichas, o examinador coloca seis fichas azuis em circulo,
Obs. Fazer o mesmo tipo de pergunta.
Procedimentos avaliativos
1 condutas não-conservativas - (até aprox. 4 – 5 anos)
Nas duas situações a crianças poderá fazer uma contagem, correspondência.
Poderá ou não resolver corretamente a questão da quantidade.

2 condutas intermediarias – nível 3
As coleções (1 e 2 situações) são constituídas por correspondências termo a termo de forma correta. As perguntas do examinador dão às seguintes condutas;
a) Resposta conservativa para uma situação e não para outra.
b) vacilações no julgamento durante cada situação

3 condutas conservativas - ( aproximadamente 5 anos ) nível 3
Quando a criança apresenta condutas, ela devera justificar com um ou vários argumentos;
De identidade: Tem a mesma coisa, você não tirou nem botou nada, só apertou, só afastou
De reversibilidade: Se colocar as vermelhas do jeito da azul fica igual
De compensação: Fez mais comprido mais as fichas estão mais longe uma das outras

PROVA: CONSERVAÇÃO DE VOLUME

Material: Dois vidrinhos iguais com água até o mesmo nível (2/4)
Duas bolas de massa plástica de cores diferentes
Desenvolvimento: o examinador leva o sujeito a constatar a igualdade no nível da água nos dois vidrinhos. Pede que a criança faça duas bolas que tenham a mesma quantidade de massa.
Em seguida o examinador pergunta; Se eu puser esta bola dentro do vidrinho, o que acontecerá com a água que esta ai dentro? Após a resposta; porque você acha isso? Insistir até obter uma resposta sobre o nível da água.

1 – Transformação
Transforma-se a segunda bola em uma salsicha e esboça gesto de introduzi-la no segundo vidrinho.
Contra argumentação – o examinador provocará uma reação da criança afirmando sempre o contrario de sua resposta inicial.
Retorno empírico – antes de colocar a bola no vidrinho, perguntar a criança será que a águia vai subir ou descer?

2 – Transformação
Transforma-se a mesma bola em uma bolacha, minipanqueca, e age do e mesmo modo como anterior.

3 – Transformação
Fragmenta-se a bolacha ou minipanqueca em oito ou dez pedacinhos e esboça gesto de colocar todos no segundo vidrinho.
Procedimentos avaliativos

1 condutas não-conservativas (até aprox. 8 – 9 anos) nível 1
Em cada uma das transformações, o sujeito julga que cada modificação da forma faz subir mais ou menos que a água do vidrinho em que ficaria a bola.

2 condutas intermediarias – nível 2
Os julgamentos das crianças oscilam entre conservação e não-conservação: ora água sobe igualmente, ora mais ou menos. As justificativas são pouco explicitas.

3 condutas conservativas(até aproximadamente 11 – 12 anos) nível 3
Em todas as transformações, o volume é julgado igual, ao afirmar o sujeito que água subirá para o mesmo nível, independente da forma que passe a ter a segunda bola. Os juízo de conservação se mantém apesar da contra argumentação, as quantidades são julgadas iguais. A criança já é capaz de dar um ou vários argumentos, de identidade (é a mesma coisa), compensação(aqui a bolacha e maior).

PROVA; CONSERVAÇÃO DE QUANTIDADE DE MATERIA 

Material: Duas bolas de massa plástica de cores diferentes (diâmetro aproximado 4 cm)

Desenvolvimento: o examinador pede que a criança faça duas bolas que tenham a mesma quantidade de massa (pode ser feito também com bolinhos para comer só que deve tem a mesma quantidade)

1 – Transformação
Transforma-se uma das bolas (a do examinador) em uma salsicha.
Pergunta; será que agora tem a mesma quantidade de massa na bola e na salsicha ou tem mais na bola ou na salsicha?
Pergunta não conservativa; você se lembra, antes as duas bolas tinham a mesma quantidade.
O que você acha agora?

Contra argumentação – o examinador provocará uma reação da criança afirmando sempre o contrario de sua resposta inicial.
Resposta conservativa diz; veja a salsicha é mais comprida que a bola, terá mais massa?;
Resposta não-conservativa diz; você se lembra antes as bolas tinham a mesma quantidade.
O que você acha agora?
Retorno empírico – antes de refazer a bola inicial, perguntar a criança será que vai ter a mesma quantidade. Ou não?

2 – Transformação
Transforma-se a mesma bola (a do examinador) em uma bolacha.
Pergunta; será que agora tem a mesma quantidade de massa na bola e na bolacha, ou tem mais na bola ou na bolacha?
Pergunta não conservativa; você se lembra antes as duas bolas tinham a mesma quantidade.
O que você acha agora?
Contra argumentação – o examinador provocará uma reação da criança afirmando sempre o contrario de sua resposta inicial.
Resposta conservativa diz; veja a bolacha é mais larga que a bola, terá mais massa?;
Resposta não-conservativa diz; você se lembra antes as bolas tinham a mesma quantidade.
O que você acha agora?
Retorno empírico – antes de refazer a bola inicial, perguntar a criança será que vai ter a mesma quantidade, ou não?

3 – Transformação
Fragmenta-se a bola inicial em dez pedacinhos procede-se como nas outras transformações.
Observação; as diferentes transformações podem ser feitas pelo examinador ou pela criança.
Procedimentos avaliativos

1 condutas não-conservativas (até aprox. 5 – 6 anos) nível 1
Em cada uma das transformações, uma das quantidades é julgada maior:
Tem mais na bolacha porque é mais chata, ou mais na bola porque é mais alta.

2 condutas intermediarias – nível 2
Os julgamentos das crianças oscilam entre conservação e não-conservação aparecendo de diferentes maneiras;
Por uma mesma transformação, a criança julga alternadamente as quantidade como iguais ou diferentes
Por diversas transformações, os julgamentos se alternam ora de conservação e ora de não-conservação.
A contra argumentação do examinador provoca vacilação e alternância de julgamento.

3 condutas conservativas(desde aproximadamente 7 anos) nível 3
Em todas as transformações, as quantidades são julgadas iguais. A criança já é capaz de dar um ou vários argumentos de identidade ( é a mesma coisa), compensação( aqui a bolacha e maior).

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