sexta-feira, 29 de outubro de 2010

QUEM EDUCA MARCA O CORPO DO OUTRO - FATIMA FREIRE DOWBOR

Do ato de se preparar para receber o outro

 

 Reflexão sobre o texto de Fátima Freire Dowbor
Quando nos reportamos ao corpo físico, automaticamente esquecemos que este também contempla uma mente, então deixamos quase sempre de lado a parte afetiva deste corpo que também pensa. Os danos muitas vezes das ações imprimidas neste corpo quando se trata das emoções, são irreversíveis! Neste sentido, o texto Quem educa marca o corpo do outro, deixa bem claro as marcas das impressões vividas e sentidas pelo sujeito.
O corpo da mulher se transformando... É o momento do reconhecimento e desconhecimento do corpo já conhecido. Dentro dele, está um intruso ou alguém que já faz parte da vida deste corpo? Então é o momento em que revivesse a forma como este corpo que é o abrigo do outro, que espera outro corpo, foi marcado. Com alegria, com ódio, com amor, com desejo, com raiva? De que forma este novo corpo será recebido?
É necessário aprender a esperar e a preparar o encontro com o outro! Este corpo que chega pode tomar lugares que já foram estabelecidos... Tomar lugar de outro! Desta forma, se faz necessário que o ponto de partida para preparar a espera deste novo corpo, seja a raiva do outro corpo/mente, que supostamente já possuía o lugar absoluto. É preciso reconhecer todos os sentimentos que entornam este processo.
Quando as experiências vividas por este corpo foram ruins é possível recriá-las a partir de novas vivências significativas e saudáveis, refletindo sempre a respeito sobre a forma, o jeito que o corpo foi introduzido e recebido mundo. De que forma o mundo o marcou.
Este titulo nos traz a questão de quem somos nos em sala de aula, a invasão que fazemos na mente de quem nos ouvi ( nossos alunos ), como poderemos preparar nossos alunos para receber a nossa presença, que muitas vezes indesejada, trazendo coisas sem sentido para eles naquele momento, fazendo eles mudarem suas opiniões sobre determinado assunto, invadindo a sua maneira de ver o mundo, estamos neste momento deixando marcas nestes corpos, muitas vezes de alegria, afeto, respeito, dedicação, compreensão e muitas vezes também de ódio, medo terror, insatisfação, raiva, nojo e etc.  

 
Equipe:
  •  Ø     Adilene Baqueiro Miranda Rodrigues
  •  Ø     José Gabriel Bonfim
  •  Ø     Maeli.

Nenhum comentário:

Postar um comentário