segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Problemas de Aprendizagem ou Estilos Cognitivos?Um ponto de vista da Psicanálise.

As pesquisas apontam: 90% das crianças que se dirigem aos ambulatórios de Saúde Mental apresentam queixa de problemas na escola.

Caso se admita como o Alienista, de Machado de Assis, a hipótese de que o erro está no diagnóstico e não nos pacientes,teremos que fazer uma abordagem aos problemas sociais.

Segundo M. Helena Patto o ponto de partida dos problemas de aprendizagem ou fracasso escolar, está nas relações que se estabelecem no interior do cotidiano escolar.As crianças se tornam fracassadas escolares a partir do modo como a escola aborda,ataca, nega, e desqualifica o degrau, a diferença, o social,o desencontro de linguagens entre crianças de extração pobre,de um lado, e a escola comprometida com outras extrações sociais, de outro.

Na apresentação do trabalho em sala, mostrou-se uma situação em que um professor detentor do conhecimento, inflexível, não consegue perceber uma aluna que por não dar a resposta esperada por ele, que inclusive extrapolava sua visão, foi ridicularizada e reprimida. Quantos estudantes e professores não repetem esse modelo, acreditamos que muitos, infelizmente.

Enquanto a reforma ampla, geral e irrestrita não acontece no Sistema Educacional, precisamos de uma teoria que supere a dicotomia indivíduo-sociedade.

A Psicopedagogia estará em condições de superar essa dicotomia?

  • A Psicopedagogia da Integração surgiu da necessidade de trabalhar a relação cognitiva e emocional do sujeito. Para a Psicanálise não há como integrar o cognitivo e o emocional, porém percebemos que levar em conta os sentimentos dos alunos pode parecer uma solução para os problemas de aprendizagem. Acontece que, para um psicanalista, inteligência e emoção estão do mesmo lado, ou seja, do lado do Ego.

  •  A Psicopedagogia do Sujeito é aquela que tem ido buscar na Psicanálise a relação do sujeito com o conhecimento. Nessa perspectiva, o Psicopedagogo distingue ego de sujeito, sabe que seu trabalho incide predominantemente sobre esse ego, esse eu, mas espera poder atingir o sujeito. Para a Psicanálise, o sujeito do inconsciente se constitui na linguagem e pela linguagem. Se uma criança se desenvolve o sujeito se constitui. Estamos falando da construção de uma estruturação psíquica. Essa estruturação se faz na dependência daquilo que o Outro venha simbolizar para o recém- nascido. Esse processo de simbolização depende do desejo do Outro. O sujeito vive marcado por uma busca que deixa marcas, que refletirão na direção do que ele vier realizar na vida. Percebemos então que cada sujeito tem uma história de vida particular, efeito do seu encontro com a linguagem, que nos faz repensar na necessidade de acolher e acompanhar essa criança com seu estilo de aprender ou de não aprender.

A Psicanálise traz de uma maneira muito valiosa a visão a cerca dos estilos que pode ser o modo próprio de escrever, falar e se posicionar, uma marca do sujeito em sua maneira de enfrentar a impossibilidade de ser.

Segundo Lacan “O estilo é mais que original ou próprio; é diferente. afirma outra coisa. O que tem de insubstituível é a marca do sujeito como o sujeito do desejo”

A Psicopedagogia na Interseção com a Cultura.

Ouvimos o discurso social sobre a Educação que aborda o fracasso e a falência existente em contrapartida a supervalorização da escola como um meio de transformar a vida do sujeito.

O papel do Psicopedagogo nesse contexto é atuar nas situações apresentadas,realizando seu trabalho com os pais na tentativa de entender como se relacionam,pensam e encaram a educação e a vida.Para a criança será preciso ser um facilitador de seus caminhos de seu próprio estilo.Segundo Lacan, nos estilos,uma cultura guardava seus tesouros ... Os estilos são de fato tesouros do sujeito, que muitos deles desconhecem possuir. Nossa responsabilidade e missão será de ajudar cada aluno, a desenterrar o seu próprio tesouro.

Um comentário:

  1. um excelente texto, com uma linguagem bem simplificada para o entendimento parabéns!

    ResponderExcluir