quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O QUE A ESCOLA ESTÁ DIZENDO PELA VIA DO FRACASSO ESCOLAR?

Por Cláudia de Sá Oliveira, Gilvania Sousa e Maria Madalena L. da Silva

 O que a escola está dizendo pela via do fracasso escolar? é um artigo escrito pela psicanalista e psicopedagoga Leila da França Soares e aborda a possibilidade de uma articulação entre Educação e Psicanálise. Enfatiza o papel que a escola exerce no processo de construção do conhecimento, porém alerta para a necessidade desta repensar suas práticas, pois há um elemento que interfere nesse processo, o sintoma de que algo esta fora do eixo, originando o fracasso escolar. Enfim, sugere a escuta pedagógica para o desenvolvimento êxitoso dos indivíduos envolvidos na ação educativa. É importante ver o outro como ser subjetivo e não como mero depósito de informações.

Um comentário:

  1. São muitos os fatores que interferem na aprendizagem, contribuindo para o fracasso escolar. O poema abaixo retrata bem essas situações.

    A criança e o fracasso escolar

    Há um grito na garganta
    Que teima em querer saltar
    É a criança na escola
    Que só vai pra merendar
    Acabando com a esperança
    Prejudicando a criança
    Com o fracasso escolar

    Começa com a família
    Que está desestruturada
    Em condições subumanas
    Sem ter emprego e sem nada
    Nem sequer tem moradia
    Morando em periferia
    Sofrendo e abandonada

    Quando chega na escola
    É baixo seu rendimento
    Filhos de pais separados
    E mesmo sem alimentos
    Sem coragem pra estudar
    O seu fracasso escolar
    É acima dos dez por cento

    Quando chega na escola
    Encontra a classe lotada
    Professor ganhando pouco
    Com a cara desanimada
    Trabalha sem alegria
    E sua luta do dia
    Não vai render quase nada

    Vamos ver o que está errado
    Com o sistema de ensino
    Que causa na educação
    O transtorno, o desatino
    Acabando com a esperança
    Prejudicando a criança
    E mudando seu destino

    Pra criança e adolescente
    É grande a dificuldade
    Pois não aprenderam a ler
    Desde a sua tenra idade
    Vive sempre em agonia
    E os erros de ortografia
    Leva até a faculdade

    Quando fala em matemática
    É grande a deficiência
    É uma matéria odiada
    Pela nossa adolescência
    Da forma que é ensinada
    Garanto é inadequada
    E traz pouca eficiência

    A matemática e a escrita
    Tem que ser eficiente
    E deve ser ensinada
    De uma forma diferente
    De maneira decidida
    Fazendo parte da vida
    Da criança e adolescente

    Se olhar vemos criança
    Com a tristeza na cara
    Ensino de qualidade
    Para ela é coisa rara
    Pois precisa de coragem
    Para enfrentar a viagem
    Dentro de um pau-dearara

    A educação infantil
    Precisa ser despertada
    A universalização
    Precisa ser ampliada
    E fazer parte dos planos
    Por que do zero aos três anos
    Já deve ser ensinada

    Pra que as nossas crianças
    Não caminhem no escuro
    Precisa da educação
    Sair desse grande apuro
    Sem educação infantil
    Pobrezinho do Brasil
    É um país sem futuro


    Poema escrito por Zé da Legnas

    A equipe
    Cláudia,
    Gilvania e
    Madalena.

    ResponderExcluir