Por Cláudia de Sá Oliveira, Gilvania Sousa e Maria Madalena L. da Silva
O que a escola está dizendo pela via do fracasso escolar? é um artigo escrito pela psicanalista e psicopedagoga Leila da França Soares e aborda a possibilidade de uma articulação entre Educação e Psicanálise. Enfatiza o papel que a escola exerce no processo de construção do conhecimento, porém alerta para a necessidade desta repensar suas práticas, pois há um elemento que interfere nesse processo, o sintoma de que algo esta fora do eixo, originando o fracasso escolar. Enfim, sugere a escuta pedagógica para o desenvolvimento êxitoso dos indivíduos envolvidos na ação educativa. É importante ver o outro como ser subjetivo e não como mero depósito de informações.
São muitos os fatores que interferem na aprendizagem, contribuindo para o fracasso escolar. O poema abaixo retrata bem essas situações.
ResponderExcluirA criança e o fracasso escolar
Há um grito na garganta
Que teima em querer saltar
É a criança na escola
Que só vai pra merendar
Acabando com a esperança
Prejudicando a criança
Com o fracasso escolar
Começa com a família
Que está desestruturada
Em condições subumanas
Sem ter emprego e sem nada
Nem sequer tem moradia
Morando em periferia
Sofrendo e abandonada
Quando chega na escola
É baixo seu rendimento
Filhos de pais separados
E mesmo sem alimentos
Sem coragem pra estudar
O seu fracasso escolar
É acima dos dez por cento
Quando chega na escola
Encontra a classe lotada
Professor ganhando pouco
Com a cara desanimada
Trabalha sem alegria
E sua luta do dia
Não vai render quase nada
Vamos ver o que está errado
Com o sistema de ensino
Que causa na educação
O transtorno, o desatino
Acabando com a esperança
Prejudicando a criança
E mudando seu destino
Pra criança e adolescente
É grande a dificuldade
Pois não aprenderam a ler
Desde a sua tenra idade
Vive sempre em agonia
E os erros de ortografia
Leva até a faculdade
Quando fala em matemática
É grande a deficiência
É uma matéria odiada
Pela nossa adolescência
Da forma que é ensinada
Garanto é inadequada
E traz pouca eficiência
A matemática e a escrita
Tem que ser eficiente
E deve ser ensinada
De uma forma diferente
De maneira decidida
Fazendo parte da vida
Da criança e adolescente
Se olhar vemos criança
Com a tristeza na cara
Ensino de qualidade
Para ela é coisa rara
Pois precisa de coragem
Para enfrentar a viagem
Dentro de um pau-dearara
A educação infantil
Precisa ser despertada
A universalização
Precisa ser ampliada
E fazer parte dos planos
Por que do zero aos três anos
Já deve ser ensinada
Pra que as nossas crianças
Não caminhem no escuro
Precisa da educação
Sair desse grande apuro
Sem educação infantil
Pobrezinho do Brasil
É um país sem futuro
Poema escrito por Zé da Legnas
A equipe
Cláudia,
Gilvania e
Madalena.