terça-feira, 26 de outubro de 2010

A sociedade dos mestres inesquecíveis: Freud e a transferência na relação professor-aluno

Por: Daniela Ranedes; Daniele Andrade; Délia Muricy e Marta Pereira

A sociedade dos mestres inesquecíveis: Freud e a transferência na relação professor-aluno é um artigo que foi muito bem escrito por Ósia Vasconcelos dos S. Matos, nossa querida professora, que é graduada em Pedagogia e pós-graduada em Psicopedagogia.



Ósia Matos escreve seu texto inspirada no filme: Sociedade dos poetas mortos que narra a história de um professor indo de encontro a uma sociedade ortodoxa, uma vez que mostrou para seus educandos de forma divertida e lógica uma nova ótica inserida por ele baseada numa nova relação entre professor-aluno. 


Matos escreve seu artigo tomando como base esse filme para mostrar a relação de transferência que ocorre entre o aluno e o professor, deixando bem claro que para o educador desempenhar bem seu papel, tem que buscar a harmonia em sua sala, ou seja, envolvendo o educando com os conteúdos apresentados. Segundo Freud, educar significa encontrar um ponto de equilíbrio entre a proibição e a permissão [...], ele nos mostra que um mestre só pode ser ouvido quando está investido de uma importância especial, o que é descrito por ele como a demanda de amor que a criança dirige aos seus país ou educadores. 


Educar é doação, paixão, amor! Uma troca de conhecimentos estabelecida entre professor-aluno, este passa a ter nas mãos o papel de ser uma referência para seus educandos, permitindo que os mesmos desenvolvam seu senso crítico.  


Poesia: SER MESTRE

Ser mestre é despertar no outro
O desejo quente e gostoso de ser gente
Ser gente em meio a esse mundo tão descrente...
Descrente de amor, descrente de atenção
Descrente de gente que lhe promova ascensão. 

Ser mestre é conduzir, é seduzir,
não inibir, proibir ou reprimir.
Ser mestre é ser cumplicidade é amizade,
é ser prudente mas nunca indiferente...
é agir com a razão, mas também com o coração. 

Ser mestre é saber despertar paixão e deixar apaixonar-se...
É se deixar tocar e deixar boas marcas... 
Paixão de ensinar, paixão de aprender,
paixão de edificar, paixão de acolher.
É ser envolvente e se fazer presente na gente
É ser luz eternamente...
Mesmo sem mais estar presente...
  Délia Muricy

Um comentário:

  1. Olá!!!

    CarAs colegas, também concordo que para que haja uma aprendizagem significativa, o professor deve proporcionar esse momento de disciplina, organização, sem esquecer da flexibilidade e do dinamismo para envolver o aluno nas aulas.

    Maria Madalena

    ResponderExcluir